09 de Maio de 2005


O curso de Engenharia Industrial da Madeira, da Faculdade da Cidade de União da Vitória (Face/Uniuv), promoveu a primeira Semana da Madeira, que aconteceu de 2 a 4 de maio , no Cine Teatro Luz. Com a intenção de disseminar conhecimentos sobre novas tecnologias possibilitando a otimização dos recursos madeireiros e florestais da região, o evento contou com cerca de 300 participantes, entre estudantes e profissionais do setor. Estudantes de Engenharia Florestal, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), de Lages (SC), vieram especialmente para uma da palestras.

Segundo Adailton Marcelo Lehrer, coordenador do curso, o objetivo principal do evento foi cumprido e para o ano que vem terá novidades. Para ele, a maioria das palestras enfatizou a importância do desenvolvimento do mercado madeireiro, o que interessou profissionais e estudantes de diversas áreas, como Economia, Administração e Ciências Contábeis.

Para o coordenador, à noite de terça-feira teve um destaque por ter abordado sobre conscientização ambiental e as maneiras de utilizar os recursos que as florestas oferecem, de forma responsável. Quem ministrou a palestra foi Orlando Pessuti, vice governador do Paraná e Secretário da Agricultura e Abastecimento.

Para a professora de contabilidade e economia, Josiane Bendlin Gasparotto, as palestras foram de grande importância , pois apresentaram discussões atuais sobre a realidade econômica do setor madeireiro. "Os palestrantes mostraram que o setor pode trazer bons resultados, e o desenvolvimento pode gerar emprego e renda, mesmo mantendo sua responsabilidade ecológica", diz.

Organizada pelo Centro de Estudos da Madeira (Cemad), juntamente com a Asosciação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Iguaçu (AEAVI), a primeira Semana da Madeira contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA-PR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae – PR) e Marri Automação. E também com a colaboração da Prefeitura Municipal de União da Vitória, da Secretaria de Indústria e Comércio de União da Vitória, da Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Industrial Madeireira, Associação Comercial e Industrial de União da Vitória (Aceuv), da Meta Consultoria Empresa Júnior e do curso de Secretariado Executivo.

 

Make a Free Website with Yola.