13/04/2005

A fim de disseminar conhecimentos sobre novas tecnologias possibilitando a otimização dos recursos madeireiros e florestais da região, o curso está promovendo esse evento para estudantes e profissionais do setor.

O presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Industrial da Madeira, da Faculdade da Cidade de União da Vitória (Face/Uniuv), acadêmico do terceiro ano, Rodrigo Michels de Azambuja, juntamente com o coordenador do curso, professor e engenheiro Adailton Marcelo Lehrer, entregaram, na semana passada, ao diretor da instituição, professor Jairo Vicente Clivatti, a programação oficial da Semana da Madeira, que acontece de 2 a 4 de maio, no Cine Teatro Luz, no Centro de União da Vitória (PR).
Segundo Lehrer, o objetivo do evento é contribuir com os produtores florestais e industriais madeireiros. “A principal contribuição do evento é a geração e disseminação de tecnologias e conhecimentos relacionados com o aproveitamento otimizado dos recursos florestais e madeireiros regionais, a comercialização dos seus produtos, e o uso racional das áreas florestais, a fim de estruturar a economia regional, para que seja norteada pelos critérios da sustentabilidade”, explica.
Esse evento está sendo organizado juntamente com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Iguaçu (AEAVI), Datasul e Centro de Estudos da Madeira (Cemad). Conta, ainda, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA-PR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae–PR) e Marrari Automação. Além da colaboração da Prefeitura Municipal de União da Vitória, da Secretaria da Indústria e Comércio de União da Vitória, da Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Industrial Madeireira, da Associação Comercial e Industrial de União da Vitória (Aceuv), da Meta Consultoria Empresa Júnior e do curso de Secretariado Executivo.

Perspectivas
Lehrer cita que um estudo realizado pela Aceuv, em 2003, revelou que o setor madeireiro é o principal gerador de emprego e renda na região, respondendo por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) local. “A região tem sua economia baseada no setor florestal e a não potencialização de seus recursos pode causar a diminuição de produção, e até mesmo a parada definitiva de alguns setores produtivos; o que pode acarretar a dificuldade em manter e ampliar as vagas de trabalho”, diz.
Dessa forma o coordenador justificou a reunião de empresários, estudantes e colaboradores do setor florestal e madeireiro, e, principalmente, do corpo de arquitetos, engenheiro, químicos e técnicos da região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina, responsáveis pela implantação e disseminação das novas tecnologias.

Programação

2 de maio
19h - Orlando Pessuti – Vice-Governador do Estado do Paraná e Secretário da Agricultura e Abastecimento
· Programa de cultivos florestais do Paraná

20h30 – Marco Tuoto – Engenheiro Florestal e Gerente de Unidade de Negócios da STCP Engenharia de Projetos Ltda.
· Mercado Internacional de produtos florestais – tendências e perspectivas para o Brasil

3 de maio
19h - Vitor Afonso Hoeflich – Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
· Uma visão da utilização das áreas com vocação ao reflorestamento

20h30 – Jefferson Bueno Mendes – Engenheiro Florestal e Diretor de Consultoria da Silviconsult Engenharia Ltda.
· Análise de investimentos no setor florestal

4 de maio
19h - João Carlos Motti – Engenheiro Civil
· O compromisso de desafio e felicidade para todos – palestra motivacional

Serviço
Mais informações: Cemad – fone: (42) 3522-0553
Inscrições: Meta Consultoria Empresa Júnior – fone: (42) 3522-1837 – ramal 219, ou pelo site www.face.br/semanadamadeira


(http://www.waw.com.br/new/2005/130405b.php)

Make a Free Website with Yola.